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O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE PROJETOS
Liliane Ubeda Morandi Rotoli

Última alteração: 2018-12-19

Resumo


A disciplina de estatística é vista como uma barreira inicial e negativa por parte dos estudantes do curso de Psicologia. A necessidade de compreensão e conhecimento de técnicas estatísticas é importante para leitura e realização de pesquisas que utilizam variáveis quantitativas. Pesquisadores defendem uma reforma pedagógica no ensino, com a utilização métodos diferenciados para que os estudantes se aproximem da área quantitativa e possibilite a prática de um pensamento crítico. O objetivo deste artigo é caracterizar a aplicação da metodologia de projetos no ensino de Estatística para o curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus de Assis, bem como apresentar os temas escolhidos pelos alunos participantes da disciplina dos anos de 2016 até 2018. O método utilizado neste estudo caracteriza-se de natureza aplicada, com objetivo descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa, segundo o tipo de pesquisa documental. Os resultados indicam um total de 75 propostas de projetos entre os anos de 2016 e 2018. A execução do projeto passa por cinco etapas, sendo elas: 1- Tema da pesquisa, objetivo, justificativa, revisão teórica e variáveis que serão investigadas, 2- Delimitação da amostra, questionário de pesquisa e cronograma de aplicação, 3- Estatística Descritiva, 4- Estatística Inferencial, 5- Relatório Final. As etapas de criação, execução e conclusão dos projetos contribuem para um processo investigativo que propicia o estudante a vivenciar o aprendizado, estimulando a exploração do desconhecido e gerando motivação para superar os desafios e fortalecer as potencialidades. Os temas escolhidos pelos estudantes referem-se a áreas da Psicologia social, clínica, educacional, ambiental, organizaciona, Psicopedagógica, Animal, o que demostraram pluralidade de ideias, observações e indagações acerca do meio e dos indivíduos. O estudante é motivado internamente quando escolhe seu tema de pesquisa, e buscará respostas em seu ambiente de vida e passa a ser o sujeito do processo de sua aprendizagem.A metodologia de projetos mostra-se uma importante alternativa para o ensino da Estatística para o curso de Psicologia por proporcionar ao aluno ser ator do seu processo de ensino aprendizagem abordando o tema que o motive, sendo tomador de decisões, administrador e gerenciador do projeto, exercendo a liderança e um indivíduo crítico e reflexivo para superar todos os desafios que aparecem no decorrer do projeto.


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