Portal de Eventos do IFSP Tupã, 1º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação

Tamanho da fonte: 
CIRCO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE ENSINO POR MEIO DA LINGUAGEM CORPORAL CIRCENSE
Fabiana Andreani

Última alteração: 2018-09-16

Resumo


As linguagens corporais fazem parte do universo da Educação Física escolar, dentre elas podemos destacar os inúmeros esportes, jogos, danças, ginásticas, lutas e práticas corporais de aventura. Parte integrante das ginásticas a linguagem corporal circense, o circo e sua diversidade, sofreu inúmeras transformações ao longo dos séculos, sem, no entanto, perder a essência de arte do entretenimento. Se o circo tradicional tinha como principais características o fato de ser itinerante e formação do artista circense pela família, o circo contemporâneo apresenta-se composto por artistas formados em escolas especializadas e envolve música, dança e teatro. Discutir e debater a evolução do circo, os conflitos entre o tradicional e o contemporâneo, os artistas de rua, os maus tratos a animais que perduraram por muito tempo, o significado da política do “pão e circo”, além de proporcionar conhecimento teórico e prático das diversas modalidades circenses (malabarismo, acrobacia, contorcionismo, equilibrismo e encenação é papel da Educação Física e também objetivo do presente trabalho.