Portal de Eventos do IFSP Tupã, 1º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação

Tamanho da fonte: 
A Dificuldade do Docente Frente ao Aluno Disléxico
Priscila Pereira Martins Ribeiro, Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro, Mariana Magni Bueno Honjoya3, Everton Simões da MOTTA, Carla Gonçalves Távora, João Pedro Albino

Última alteração: 2018-12-19

Resumo


No sentido de compreender e analisar as dificuldades dos docentes, no ensino de alunos disléxicos, como um crescente desafio em sala de aula, nota-se que muitos investimentos são necessários para melhoraria da qualidade de ensino/aprendizagem permitindo que esses grupos de disléxicos tenham um acompanhamento em sala de aula por uma equipe multiprofissional, incluindo neste contexto, professores capacitados. Assim como as vivências a ela associada, realizou-se um estudo cujo objetivo foi abordar a dificuldade do docente, e entender a dislexia como um déficit do componente fonológico da linguagem promovendo orientações aos docentes proporcionando assim o conhecimento. A metodologia utilizada foi através do estudo da revisão literária, com natureza descritiva. A coleta foi realizada através da base de dados (Scielo, Lilacs). Foi efetuada a leitura, fichamento dos artigos e apreciação crítica identificando a temática em cada fonte utilizada. Desta forma concluímos que a falta de aperfeiçoamento dos docentes é uma barreira no processo do aprendizado, sendo importante a realização de cursos de capacitação.


Texto completo: PDF