Portal de Eventos do IFSP Tupã, 1º Congresso sobre Ambiente, Tecnologia e Educação

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ESTIMULO DO RACIOCÍNIO E DA PERCEPÇÃO VISUAL
EVERTON Simões da MOTTA, Ademar Simões da MOTTA JUNIOR, Virginia Aparecida PIGOZZI, Carlos Eduardo da Trindade RIBEIRO, Carla Gonçalves Távora

Última alteração: 2018-12-19

Resumo


A visão e a percepção visual nos fornecem informações espaciais para o entendimento dos objetos e eventos. As pessoas conseguem reconhecer e raciocinar extraordinariamente bem sobre o ambiente a partir da cognição visual, que se refere a análises de cena baseadas na decisão que combinam conhecimento prévio/memória, semelhança de forma, percepção de transparência e alocação de atenção visual aos objetos. Em contrapartida, os displays holográficos concedem uma nova forma de visualizar objetos 3D gerando grande entusiasmo aos usuários, especialmente da indústria do entretenimento, educação, engenharias e medicina, também representa um grande desafio científico-tecnológico, Este trabalho apresenta experimentos realizados a partir de um protótipo para a simulação holográfica, criado com materiais de baixo custo, desenvolvido no Laboratório de Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente, SACI (UNESP/Bauru). Este sistema visa o ensino da percepção visual e espacial de modelos 3D a partir de sua silhueta. O usuário visualiza a silhueta 2D de um modelo 3D por diversos ângulos, podendo interagir com o mesmo por meio de escala, rotações e translações. O objetivo é o usuário descobrir qual é a figura representada a partir de sua silhueta, podendo assim aprender e estimular sua cognição através do raciocínio e da percepção visual.

Simulação Holográfica; Percepção visual; Representação Tridimensional

 


Texto completo: PDF